Maio 27 2014

 

 

No passado dia 16 de maio a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares (APVN) promoveu a primeira Tertúlia "Vamos conversar sobre ... Bullying", em parceria com a equipa do Projeto Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares,  integrada na semana da saúde e dirigida a pais e encarregados de educação, orgãos sociais do concelho, bem como toda a comunidade educativa. 

Foi uma noite de partilha de opiniões, relatos de vivencias, esclarecimentos de duvidas e definição de algumas formas de atuação. Certamente todos  saíram mais ricos e a refletir sobre o papel que todos devemos desempenhar quer como pais, técnicos ou meros elementos de uma comunidade. Dado o adiantado da hora e a inesgotabilidade do tema, ficou em aberto a possibilidade da realização de uma segunda Tertulia, sobre o mesmo tema.

  

O que é o Bullyng?

É uma forma de violência continua que acontece entre colegas da mesma turma, da mesma escola ou entre pessoas que tenham alguma carateristica em comum (ex. terem mais ou menos a mesma idade, estudarem no mesmo sitio, ...).

Carateristicas do Bullying:

Existe um desequilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido/a.

Os comportamentos agressivos repetem-se no tempo e são propositados.

As agressões podem ser cometidas contra uma ou várias vitimas.

 

Formas de Bullying:

Bullying Físico (ex. amarrar, prender, rasgar roupa, roubar dinheiro, ...).

Bullying Verbal (ex. chamar nomes, gozar, ameaçar, ...).

Bullying Sexual (ex. insultar ou fazer comentários de natureza sexual, obrigar à pratica de atos sexuais, ...), Bullying Social (ex. deixar de fora em trabalhos de grupo, espalhar rumores, inventar mentiras, ...)

Cyberbullying (ex. espalhar informação falsa, assediar, perseguir através de SMS, email, redes sociais, ...)

Bullying Homofóbico (motivado pelo preconceito em relação á orientação sexual  ou identidade de género de outra pessoa).

 

A APVN agradece a adesão e a participação calorosa nesta iniciativa.

publicado por apvnpoiares às 23:16

Publicitam-se as actividades e os projectos da APais. Publicitam-se as actividades educacionais público-privadas que envolvam crianças, jovens e pais.
mais sobre mim
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO