Outubro 22 2015

 A Associação de Pais e Encarregados de Educação realizou no passado dia 16 de outubro a 2ª Tertúlia "Vamos Conversar sobre Bullying...", no Centro Cultural de Poiares (CCP).


Esta Tertúlia teve como objetivo refletir sobre o assunto, partilhar opiniões, esclarecer dúvidas e sugerir formas de atuação. Pretendeu-se desta vez, incidir mais sobre as forma

DSC_0076.JPG

DSC_0075.JPG

DSC_0073.JPG

 

s de identificar se os nossos filhos são vítimas (sinais de alerta), se são espetadores ativos ou passivos ou, por outro lado, eventuais bullies (agressores).
Importa referir que existem várias formas de bullying (físico, social, verbal, sexual, homofóbico e cyberbullying), mas que nem todos os comportamentos das crianças podem entrar nesta categoria. O Bullying é uma forma de violência continua e intencional, que ocorre entre pessoas que tem algumas características em comum (ex. idade, estudarem na mesma escola,...).
As consequências para as vitimas são nefastas e podem deixar marcas nunca superadas, pelo que importa que todos nós, pais, familiares, professores, pessoal não docente e comunidade em geral estejamos despertos para esta problemática


Agradecemos aos Pais/Encarregados de Educação presentes, que partilharam histórias e preocupações pessoais, contribuindo para a discussão saudável do problema.


Existem muitas histórias partilhadas e informação divulgada na internet (redes sociais, youtube, sites e blogs), bem como nos meios de comunicação social.
Deixamos algumas sugestões de sites e livros onde poderão obter mais informações bem como links de pequenos videos que abordam o assunto:

http://www.portalbullying.com.pt/

http://www.chegadebullying.com. 

http://www.nickelodeon.pt/

http://videos.sapo.pt/RFaqutNwijpHQrgaPjzN

Livro "Tenho Medo de ir à Escola",  de Tânia Paias

 

Obrigado a todos!
A Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares

publicado por apvnpoiares às 23:42

Publicitam-se as actividades e os projectos da APais. Publicitam-se as actividades educacionais público-privadas que envolvam crianças, jovens e pais.
mais sobre mim
Outubro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO