Após solicitação dos pais / encarregados de educação do Centro Educativo da Arrifana, a AP enveredou diligências para apurar a razão da não abertura da biblioteca da escola, uma vez que a rede de bibliotecas teria aprovado o projecto de financiamento da biblioteca da Arrifana e que o respectivo financiamento já teria sido creditado na conta da autarquia.
Sendo assim, e no sentido de apurar os factos, a AP escreveu à autarquia, questionou a direcção do agrupamento de escolas no último conselho pedagógico e escreveu à rede de bibliotecas escolares.
Até à data a autarquia respondeu à AP invocando problemas financeiros devido aos cortes orçamentais do governo central, a direcção da escola informou que estava a enveredar esforços para resolver a situação e a rede de bibliotecas escolares referiu informalmente que ainda não tinha conseguido reunir com os responsáveis da autarquia.
A AP voltou a apresentar a questão no último Conselho Municipal de Educação, o Sr. Presidente da Câmara referiu que reuniu com a directora do agrupamento e chegou à conclusão de que se deve aplicar o dinheiro em vez de o devolver, no entanto este vai ser aplicado consoante a disponibilidade da autarquia, e que - passo a citar - ”se houver muitas pressões devolvo o dinheiro”.
Fontes: Solicitação não formalizada de Pais / Encarregados de Educação do Centro Educativo da Arrifana, cartas expedidas pela AP, anotações de elementos da AP nas reuniões: do projecto Ler+, do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Pedagógico.
Vera Carvalho
Presidente da Associação de Pais