Maio 08 2010

Éramos no total 27 pessoas, o auditório estava um pouco vazio, mas nós estamos conscientes da dificuldade da tarefa. A facilidade será alavanca da mudança? Não nos parece, a facilidade não discute, não aprofunda, permanece numa análise superficial, moralista e emotiva da realidade. A realidade é que criar hábitos de participação cívica não é tarefa fácil. Neste caso específico também se trata de incentivar o interesse de públicos não sensibilizados (interessados) em temas de educação ou de outros públicos não habituados a dizer em público aquilo que pensam. Também não poderemos deixar de enquadrar este estigma numa abordagem mais geral, enfim o público menos escolarizado que por algum motivo abandonou a escola é um público um tanto ressentido com a educação, por isso nos parece profundamente errada uma estratégia de culpabilização. A educação deverá ser abordada numa perspectiva ampla onde cabem abordagens diferenciadas e onde poderemos falar de forma civilizada sem que tenhamos de ter opiniões idênticas. A riqueza de perspectivas no mundo da educação são uma lição para todos nós. Daí que se torna incompatível com os objectivos destes encontros a culpabilização dos pais, dos professores, das associações, da direcção da escola, da autarquia, do centro de saúde, etc., enfim as palestras não têm como objectivo padronizarem-se pensamentos acerca seja de que temática for, deverão ser antes oportunidades para se discutirem pontos de vista diferentes. Crescer em conjunto, também significa aprender a respeitar a dignidade do próximo, adeque-se ou não aos padrões de educação que defendemos. Crescer em conjunto significa também não termos a veleidade de pensar que tudo se encontra feito. Contudo, a comunidade educativa de Vila Nova de Poiares está a começar a trilhar um caminho em que alguns homens e algumas mulheres acreditam na acção para se poder mudar o estado da arte. Dizer muito e fazer pouco apenas acrescenta mau-estar e linguarejar inconsequente.

 

No final da palestra questionámos alguns membros da comunidade educativa sobre temáticas que considerariam interessantes para palestras futuras. As sugestões lançadas foram as seguintes:
. Educação Parental;
. Sexualidade;
. Toxicodependência;
. Prevenção Rodoviária;
. Métodos de Estudo.

 

Tem outra sugestão? Então não se esqueça de a colocar na caixa dos comentários. 

 

publicado por apvnpoiares às 16:20

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Publicitam-se as actividades e os projectos da APais. Publicitam-se as actividades educacionais público-privadas que envolvam crianças, jovens e pais.
mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
25
26
27
28

30
31


links
pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO