Julho 18 2013

 

Chegou a hora de fazermos o balanço da N/atividade do presente ano letivo (2012/2013). Discriminamos seguidamente, os objetivos e os eixos orientadores da nossa ação e as estratégias implementadas para cumprir os objetivos delineados, bem como algumas propostas que consideramos essenciais para a preservação da escola pública em Vila Nova de Poiares.

 

Objetivos especificos

No presente ano letivo, os nossos objetivos foram os seguintes:

- incentivar a leitura em todo o agrupamento de escolas para combater o insucesso escolar;

- dar voz aos pais, mães, alunos, professores e auxiliares e adotar uma posição construtiva no universo escolar;

- publicitar as atividades desenvolvidas por toda a comunidade educativa;

- promover o intercâmbio entre a escola e a comunidade;

- promover a participação dos pais e mães na atividade escolar;

- participar ativamente com parceiros que visem promover a saúde, a educação e a participação dos elementos da comunidade educativa, respeitando e dignificando a sua voz.

 

Eixos

Operámos fundamentalmente em três eixos:

- publicitação - atividades desenvolvidas pelo agrupamento de escolas, Associação de Pais e biblioteca escolar;

- leitura - projeto "Ler em qualquer lugar", atividades desenvolvidas pela equipa da biblioteca escolar;

- participação - projetos e atividades desenvolvidas em parceria, organizadas e publicitadas.

 

Princípio transversal

Os três eixos orientam um princípio comum: uma escola deve educar leitores, pois só assim poderá prestar um serviço de formação de cidadãos críticos, informados e agentes ativos na defesa de uma vida democrática saudável, na qual o contraditório é fundamental para a preservação da vida em comum.

 

Estratégia

Participámos, organizámos e publicitámos as seguintes iniciativas:

- Em Novembro de 2012 - a reunião com os pais, mães e encarregados de educação de Vila Nova de Poiares com o objetivo de encontramos um leque de sugestões e soluções para ultrapassarmos algumas dificuldades de funcionamento e de as transmitirmos aos representantes da comunidade educativa, nomeadamente Presidente da Câmara, Diretora da Escola e Presidente do Conselho Geral.

- Em Dezembro de 2012 - a vinda do empresário António Henriques ao 8.º D, em colaboração com a diretora de turma (professora Sandra Alves), com o objetivo de transmitir aos jovens a importância do conhecimento.

- Em Janeiro e Fevereiro de 2013 - a parceria com a professora Maria da Luz na atividade "Costureiras da comunidade no centro educativo" com o objetivo de construção dos fatos de carnaval da Arrifana.

- Em Março de 2013 - a participação com uma comunicação no colóquio "Alargamento da Escolaridade Obrigatória: Questões e Desafios".

- Em Abril de 2013 - a comemoração do 25 de Abril reconstituindo as memórias do antes e do pós 25 de Abril de elementos da comunidade que nos relataram as suas histórias de vida. Realizámos três vídeos com entrevistas semi-diretivas a Glória Rebelo, Isabel Pedroso de Lima, Luz Pedroso e Rita Simões, um registo fundamental para os alunos compreenderem a história através de experiências de vida de membros da comunidade.

- De Abril a Maio - o planeamento do Colóquio "A Crise no Passado e no Presente" em parceria com a direção da escola e com o professor Paulo Duro. O colóquio foi apresentado aos pais, alunos e professores no dia 14 de Junho, e contou com a participação de alunos do 9.º ano, uma estudante universitária do curso de jornalismo (Inês Silva), uma Psicóloga (Andreia Carvalho) e um empresário (António Henriques).

- Em Maio de 2013 - a parceria com o Projeto de Educação para a Saúde com a organização da sessão "Educação sobre nutrição" para pais e encarregados de educação.

- Em Junho de 2013 - participação na festa do agrupamento, organização das seguintes atividades: "A crise no passado e no presente", "Tenda com comes e bebes e confraternização com os pais" e realização do vídeo "FlashMob de Leitura".

- Em Julho de 2013 - estivemos envolvidos na publicitação da atividade "Contadores de Histórias no CCP" e na vinda do contador de histórias "Rodolfo Castro" a Penacova e Vila Nova de Poiares, para ministrar uma ação de formação (Penacova) e dinamizar uma sessão de contos (Vila Nova de Poiares). Esta atividade funcionou com parcerias com as seguintes instituições: Centro de formação Minerva, Agrupamento de escolas de Penacova, Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, Bibliotecas escolares de Penacova e Poiares, Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, Câmara Municipal de Penacova e Câmara Municipal de Poiares e Associação de Pais de Vila Nova de Poiares. A organização da atividade esteve a cargo das professoras bibliotecárias de Penacova e de Vila Nova de Poiares, foi através delas que foram convocadas as instituições parceiras, por isso sem elas a vinda de Rodolfo Castro não teria sido possível. Agradecemos assim às professoras Lurdes Dias, Matilde Antunes e Ana Cruz pela oportunidade de termos estado presentes nesta parceria.

- Durante todo o ano de 2013 - a presença em diversas iniciativas promovidas e organizadas pela equipa da biblioteca escolar Dr. Daniel de Matos, nomeadamente a vinda dos escritores e escritoras: Mário Zambujal, José Jorge Letria, José Fanhae Margarida Fonseca Santos, bem como outras atividades.

- Ainda durante todo o ano letivo - a realização de 24 vídeos no âmbito do projeto "Ler em qualquer lugar", ao qual foi incutida uma lógica de dar voz aos atores escolares (alunos, professores, pais, mães e auxiliares educativos) que se uniram para uma causa comum a duas equipas: biblioteca escolar Dr. Daniel de Matos e Associação de Pais. Participámos ainda em reuniões com as instituições que convocaram reuniões para o bom funcionamento da comunidade educativa, entre as quais o Conselho Geral e a direção da escola.

 

Conclusões

Este ano letivo foi trabalhoso, mas muito gratificante para uma equipa que sempre se relacionou de forma franca, frontal e honesta com professores, pais, mães e alunos do agrupamento de escolas. Desenvolvemos as atividades que imaginámos e nenhum obstáculo nos impediu de agir para atingirmos os nossos objetivos.

Consideramos que na comunidade educativa existe a necessidade de ser construída uma estratégia efetiva que produza resultados mensuráveis a nível do sucesso escolar, sabemos quais as causas, mas ainda existem algumas limitações e impedimentos para uma ação mais prometedora em termos de resultados. Este é um trabalho que deverá envolver a futura Associação de Pais, a direção da escola, as bibliotecas escolares e municipal, a próxima equipa da governação autárquica e outros parceiros sociais, nomeadamente coletividades, juntas de freguesia e associações de desenvolvimento.

Em Setembro de 2013 a presente equipa cessa o seu mandato, altura em que marcaremos eleições para os novos representantes dos pais e encarregados de educação.

Os professores, os alunos, os pais, as mães e os auxiliares educativos precisam de uma Associação de Pais forte, coesa e com princípios orientadores claros, no que diz respeito ao papel da escola pública. A escola pública é um ganho civilizacional, fundamental para a criação de membros de uma sociedade de livres pensadores, independentes e capazes de pensar pela sua própria cabeça.

 

Agradecimentos

Na hora da despedida agradecemos aos elementos da Direção do Agrupamento, às equipas da Biblioteca Escolar e da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, à Presidente do Conselho Geral, aos Coordenadores dos Centros Educativos e aos auxiliares educativos, administrativos, professores, pais, mães e alun@s que sempre nos receberam de braços abertos.

 

Um abraço especial à professora Ana Cruz, Coordenadora da Biblioteca Escolar, sem a sua capacidade de trabalho infindável, boa vontade e capacidade de fazer mover montanhas, não teria sido possível a construção de uma parceria tão profícua no âmbito da dinamização da leitura.

 

Boas férias e até Setembro,

 

Os representantes da Associação de Pais,

Ana Regina Lima

Carla Nunes

Carlos Ferreira

Elsa Costa

Fátima Vitorino

Isabel Simões

João Miguel Henriques

Maria João Mendes

Sónia Relvas

Vera Carvalho

publicado por apvnpoiares às 08:00

Publicitam-se as actividades e os projectos da APais. Publicitam-se as actividades educacionais público-privadas que envolvam crianças, jovens e pais.
mais sobre mim
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

15
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO