Janeiro 30 2013

Descrição do projeto:

O projeto “Fatos de Carnaval do Centro Educativo de Arrifana” partiu de uma ideia da professora Maria da Luz Pedroso e que contou com a colaboração de costureiras e ajudantes de costura do concelho de Vila Nova de Poiares, docentes, educadora, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação do Centro Educativo de Arrifana, Coordenadora do Curso Profissional de Cozinha, Direção do agrupamento e Representantes da Associação de Pais, e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares.

 

O projeto “Fatos de Carnaval” consiste na confeção de figurinos de Carnaval para os alunos do Centro Educativo de Arrifana. Os fatos serão confecionados por costureiras da comunidade, residentes nas aldeias do Vilar, Lourêdo e Vendinha. A transformação de roupa usada em fatos de carnaval é coordenada pela professora Maria da Luz Pedroso.

 

O projeto contou ainda com o apoio da Associação de Pais para compra de adereços (e outros), apoio logístico e registo fotográfico e videográfico, Coordenadora, formadores e alunos do Curso de Cozinha para confeção da alimentação, Direção do agrupamento e Coordenadora do Centro Educativo de Arrifana para disponibilização de logística e outros bens alimentares.

 

Objetivos do projeto:

- Incentivar a participação de elementos da comunidade num projeto escolar;

- Promover a solidariedade intergeracional;

- Criar a partir da reutilização de roupas e acessórios;

- Promover a participação de alunos, professores, funcionários e pais num projeto com objetivos comuns;

- Abrir a escola à comunidade e contribuir para o enriquecimento cultural de todos os seus elementos;

- Desenvolver trabalhos em rede e em parceria;

- Publicitar as atividades desenvolvidas no blog e página do Facebook da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares.

- Participar no cortejo de Carnaval da comunidade a decorrer no dia 08 de Fevereiro de 2013.

 

Estratégias:

Realização de contactos com os pais/encarregados de educação do Centro Educativa de Arrifana com o objetivo de doarem objetos, adereços, roupas usadas e bens alimentares para a confeção dos fatos e da alimentação das costureiras e ajudantes participantes no projeto;

Solicitação da Coordenadora do Centro Educativo de Arrifana a uma encarregada de educação para o empréstimo de fatos antigos;

Constituição de uma equipa de costureiras e ajudantes para realização dos fatos de Carnaval;

Constituição de uma equipa de apoio à alimentação das costureiras, através da constituição de uma parceria com a Direção do Agrupamento, Coordenador e alunos do Curso do Curso Profissional de Cozinha;

Organização da equipa de transporte das costureiras e ajudantes e alimentação para o Centro Educativo de Arrifana;

Planeamento do transporte de mercearia, e outros bens alimentares doados pelos pais, para o coordenador/alunos do Curso de Cozinha do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares;

Publicitação da atividade à comunidade, através do registo em fotografia (e em vídeo) de momentos da confeção dos fatos de Carnaval das crianças do Centro Educativo de Arrifana.

 

Local:

Centro Educativo de Arrifana.

 

Participantes:

6 costureiras e ajudantes de costura;

Professores, Educadora, Pais/Encarregados de Educação e alunos do Centro Educativo de Arrifana;

Professora Maria da Luz Pedroso;

Coordenador, formadores e alunos do Curso Profissional de Cozinha;

Direção do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares;

Representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares.

 

Datas:

Quartas e quintas-feiras de Janeiro e primeira semana de Fevereiro.

Vila Nova de Poiares, 5 Janeiro de 2013

publicado por apvnpoiares às 08:00

Publicitam-se as actividades e os projectos da APais. Publicitam-se as actividades educacionais público-privadas que envolvam crianças, jovens e pais.
mais sobre mim
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
15
16
17
19

20
22
23
24
26

27
28


links
pesquisar
 
blogs SAPO