Dezembro 31 2012

Projeto “Ler em Qualquer Lugar”

 

Descrição do projeto:

O projeto “Ler em qualquer lugar” partiu de uma ideia estruturada pela equipa da biblioteca escolar, pelo Projeto A Ler+ e pelos representantes da Associação de Pais, por considerarem a leitura fundamental para educar jovens que pensam pela sua própria cabeça. Pensar pela própria cabeça significa conhecer a cultura, a história e a ciência produzida pela humanidade, o que permite interrogar e transformar a realidade. O incentivo à leitura (e ao conhecimento) são assim pilares fundamentais para a educação do presente e do futuro.

Os representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares e da Biblioteca Escolar do Agrupamento associam-se assim numa iniciativa que consideram indispensável para a promoção e desenvolvimento do conhecimento no concelho.

 

Objetivos do projeto:

- Incentivar a leitura e o amor pelo conhecimento;

- Promover a consulta de livros nas bibliotecas escolares;

- Contribuir para o desenvolvimento de uma relação construtiva com o conhecimento;

- Apelar à participação de alunos, professores, funcionários e pais num projeto com objetivos comuns;

- Abrir a escola à comunidade e contribuir para o enriquecimento cultural de todos os seus elementos;

- Desenvolver trabalhos em rede e em parceria.

 

Estratégias:

Desenvolver contactos com vários parceiros da comunidade educativa com o objetivo de serem fotografados e filmados a lerem em vários locais.

Registar em fotografia e em vídeo os participantes do projeto “a ler em qualquer lugar”.

 

Atividade:

O “projeto ler em qualquer lugar” consiste no registo fotográfico e videográfico com a direção da escola, os alunos, os pais, os funcionários e os professores do agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares. Os diversos participantes escolhem um livro e são registados em momentos de leitura individual ou coletiva.

 

Locais:

No interior (e exterior) da Escola Dr. Daniel de Matos, Centro Educativo de São Miguel, Parque de Merendas das Medas, entre outros locais que possam vir a ser escolhidos no futuro.

 

Datas:

Registos fotográficos e videográficos realizados durante todo o mês de Dezembro.

Poderão candidatar-se outros centros educativos, professores, pais e alunos que pretendam vir a fazer parte do projeto e que pertençam ao agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares.

 

Estrutura dos Registos:

Fotografias

Os alunos serão fotografados a “ler em qualquer lugar”, de preferência em poses e lugares fora do comum, excluindo a habitual pose do “sentado a ler numa cadeira”, por exemplo.

Tempo para as fotografias: cerca de 5’-10’ (p/turma).

 

Filmagens

Cena 1 – Início das filmagens com a frase “ler em qualquer lugar”, em coro ou individualmente, com o professor.

Cena 2 -  Dizer uma frase que seja criada pelos alunos/professor, com a finalidade de promover a leitura. O grupo será filmado em conjunto e, cada aluno (ou grupo de alunos) dirá a frase elaborada.

Cena 3 – Ler um pequeno excerto de um livro. Os excertos deverão ser escolhidos previamente pelos alunos/professores; os alunos poderão ler, individualmente ou em grupo, com a professora.

 

Tempo previsto para a filmagem: entre 15’ a 20’ (p/turma).

Nota: Os tempos descritos anteriormente pressupõe-se a seleção prévia de excertos dos livros, frases finais e lugares onde os alunos/professores/pais/funcionários pretendam ser fotografados/filmados.

 

Contactos para futuros registos fotográficos e videográficos:

Biblioteca Escolar Dr. Daniel de Matos - professora Ana Cruz.

Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Nova de Poiares - Vera Carvalho

 

Condição essencial para participação no projeto:

Os registos fotográficos e videográficos deverão ser realizados pelo representante da Associação de Pais em parceria com a coordenadora da biblioteca escolar.

 

Vila Nova de Poiares, 2 Dezembro de 2012

publicado por apvnpoiares às 08:00

Publicitam-se as actividades e os projectos da APais. Publicitam-se as actividades educacionais público-privadas que envolvam crianças, jovens e pais.
mais sobre mim
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14

16
17
18
19
21
22

23
24
26
27
28

30


links
pesquisar
 
blogs SAPO